Bênção e Inauguração de novos equipamentos
Na manhã desta quinta-feira (14/11) O Instituto Padre Luis Cecchin acolheu na sede o Cônsul-Geral da República Federal da Alemanha para a região Nordeste e sua comitiva para a conclusão do Projeto Qualidade Alimentar e bênção de uma Câmara Fria de resfriados e uma Câmara Fria de Congelados, além de móveis planejados para acondicionamento de utensílios da cozinha.
A inauguração contou com a presença do Cônsul-Geral da República Federal da Alemanha para o Nordeste, o Sr. Johannes Bloos e sua esposa, a Sra. Beatriz Wöhler, a assessora econômica, a Sra. Annalisa Evangelista que acompanhou todo o processo burocrático do projeto, além do membro do Consulado, o Sr. Josildo Lopes. Na ocasião estiveram presentes o Prefeito de Limoeiro, o Sr. Orlando Jorge, a primeira dama e Secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, a Sra. Flávia Melo e a Sra. Fátima Figueiroa representando os benfeitores.
Beneficiários e colaboradores estiveram participando do momento, o Coral Padre Luís Cecchin fez uma belíssima apresentação acolhendo a todos, entre agradecimentos e histórico do Projeto, o Cônsul Geral da Alemanha para o Nordeste estimou a parceria celebrada com o IPLC e pela aplicação dos recursos na execução do projeto. O prefeito de Limoeiro destacou a importância dos novos equipamentos para o IPLC que realiza um trabalho importante no município. O diretor, Pe. Adelmo Cagliari reforçou a importante parceria do Consulado e mencionou a AVATeM agradecendo pelas grandes ações que acontecem diariamente.
A bênção dos equipamentos foi conduzida pelo Pe. Osmair José, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, após o momento todos os presentes puderam visitar as instalações e visualizarem os equipamentos em pleno funcionamento, confraternizando o momento com a partilha do almoço.
O Projeto Qualidade Alimentar foi apresentado ao Consulado Geral da Alemanha para o Nordeste através do Edital para Pequenos Projetos aberto em 2024. Com a proposta de aquisição de duas câmaras frias e armários planejados para organização da despensa da cozinha. O propósito maior do projeto está em melhorias na qualificação dos atendimentos, voltados especialmente, para os beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes podendo ofertar o enriquecimento do cardápio das refeições oferecidas diariamente.
Os equipamentos que já estão em plena utilização e com isso, esperam-se alcançar uma redução de 30% no consumo de energia, prevê um aproveitamento de 80% dos alimentos, minimizando o desperdício e aumenta consideravelmente a capacidade de receber doações de alimentos perecíveis por toda capacidade e condições de armazenamento.