Abertura do Centenário de nascimento do Pe. Luis Cecchin
O Instituto Padre Luis Cecchin e a Diocese de Nazaré deram abertura ao centenário de nascimento do Padre Luis Cecchin.
A celebração presidida pelo Bispo Emérito da Diocese de Nazaré, Dom Severino Batista de França aconteceu nesta segunda-feira (11/12) na área aberto do Instituto Padre Luis Cecchin com a presença de representações das três Paróquias de Limoeiro, comunidades rurais e urbanas, grupos, movimentos, pastorais e serviços unidos em comunhão com os familiares e amigos do Padre Luis que acompanharam o momento da Itália, através da transmissão pelas redes sociais.
Com a presença do Pe. Osmair, Pe. Adelmo, o Pe. Ícaro e o seminarista Edjon e toda equipe de liturgia convidados a receber um banner comemorativo do centenário e uma bênção especial de envio para vivenciarem durante todo o ano em unidade, momentos de celebrações em ação de graças por esse momento especial, pelao dom da vida, vocação, missão e testemunho do Padre Luis Cecchin.
Padre Luis Cecchin nasceu no dia 11 de dezembro de 1924 em San Matino di Lupari, Padova, Itália, filho de Giovanni Cecchin e Anna Bolzon, e mais sete irmãos.
Entrou no Seminário no dia 18 de outubro de 1937, foi ordenado aos 26 de junho de 1949 pelo Bispo Dom Antônio Mantiero.
Em 06 de janeiro de 1969 recebeu o “mandato” como missionário “Fidei Donum” em Galliera Veneta enviado ao Brasil à Diocese de Nazaré, Estado de Pernambuco, tendo sua chegada datada de 26 de maio do mesmo ano.
Com a ajuda das irmãs Franciscanas de Maristela acolhe crianças e adolescentes em situação de rua e marginalizadas no ano de 1970.
Uma vida de intensa caridade, de luta contra as injustiças sociais. Sempre fiel às orientações da Igreja. Foi pároco da Paróquia de São Sebastião em Chã de Alegria até 1922.
Em 2008 foi nomeado vigário paroquial da Paróquia de São Sebastião em Limoeiro, igreja que ele havia ampliado e reestruturado.
Em 1989 foi declarado cidadão limoeirense e 2009 cidadão Pernambucano.
EM 2009 ainda, descobrira uma grave doença e sob obediência do Bispo Diocesano retornou a Itália para tratamento, onde faleceu aos 26 de março de 2010, e tendo seu corpo chegado ao Brasil em 5 de abril de 2010 fora sepultado ao lado do Altar da Igreja de São Sebastião, em Limoeiro.
Em sua homenagem, após os Pobres Servos da Divina Providência assumirem a administração, o Centro de Formação passa a ser chamado ‘Instituto Padre Luis Cecchin’
A abertura do Centenário de nascimento do Padre Luis Cecchin marca um momento muito importante, histórico e significativo para todo o povo de Deus, Pe. Luis continua vivo em sua obra e junto aos mais vulneráveis, sua luz continua a iluminar e transformar vidas, seus apelos continuam a ecoar nos corações mais generosos para que nunca esqueçam de ajudar as pessoas que mais precisam, os preferidos de Deus.
Padre Luis Cecchin é uma lâmpada de Esperança para tempos tão desafiadores. Que Deus em sua infinita bondade, o conceda a Glória dos Santos e que todas as pessoas seguindo seu exemplo possa irradiar o amor do pai e testemunhar a sua misericórdia.