Loading color scheme

Praticando os primeiros conhecimentos!

Alunos dos cursos Profissionalizantes do IPLC iniciam atividades práticas.

Os cursos profissionalizantes do IPLC iniciados no último dia 18 de abril totalizam 205 alunos(as) nas áreas de corte e costura, marcenaria, informática e tornearia mecânica e seguem seu planejamento com muito entusiasmo.

Com um total de 205 alunos(as) matriculados nos cursos, algumas turmas já estão em conclusão de módulo com atividades avaliativas, outras turmas já iniciaram com prática para aplicar as primeiras instruções teóricas de conhecimento e de funcionamento de cada maquinário.

Deste modo, as turmas do curso de marcenaria, já estão colocando em prática as primeiras etapas do conteúdo assimilado em sala de aula. Geralmente, fazem como primeira peça, como assim classificam, um pequeno banco. Essa atividade requer muita atenção, disciplina e responsabilidade, os alunos recebem as instruções para o cuidado com o meio ambiente no uso consciente da madeira, não gerando maiores desperdícios. Por isso são muito instruídos a planejarem e executarem bem seus projetos, além de se ajudarem mutuamente no desenvolver a atividade.

O curso de tornearia mecânica está na fase de apresentação das funções do maquinário. Com os alunos já podendo está em laboratório de práticas, as primeiras instruções são repassadas com ênfase no cuidado com o manuseio dos equipamentos, o uso dos equipamentos de proteção individuais e a importância do trabalho em equipe e a segurança que advém da atenção e do respeito as instruções planejadas previamente com o educador em sala.

No curso de Corte e Costura, as máquinas já estão fazendo seu barulho habitual, a fase de conhecer as máquinas industriais e compreender na prática as ‘costuras retas’ é uma das partes entusiasmantes para o grupo deste curso. Muitas teorias já foram aplicadas, mas os primeiros passos da prática são animadores, após o conhecimento e funcionamento de suas máquinas é hora de testar as habilidades das/dos futuras(os) costureiras(os).

Já no curso de informática, os alunos das quatro turmas concluíram o primeiro módulo e já fizeram atividades avaliativas para prosseguir com o planejamento das aulas. O curso de informática, estava entre o curso mais procurado e requisitado nas inscrições. Ele é atualmente um pré-requisito na contratação de profissionais no mercado de trabalho. Por isso que os alunos(as) que estão participando das aulas aproveitam com empenho a oportunidade.