Loading color scheme

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Atividades do SCFV do IPLC atendem mais de 190 crianças e adolescentes.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atua diretamente com crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social com faixa etária de 6 à 15 anos oportunizando atividades e oficinas que empreendem à acolhida e o protagonismo e a formação integral.

As oficinas são atividades dinâmicas e intensificam os valores e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

A formação humano/cristã estimula a vivência fraterna e aprofunda temas acerca da fé cristã, ajudando as crianças e adolescentes no despertar do sentido da vida e dos valores cristãos vivenciados em cada tempo através de formações, celebrações e vivências.

A educação ambiental são atividades que estimulam a organização e a preservação do meio ambiente aplicando práticas sustentáveis.

Na inclusão digital as crianças e adolescentes interagem com a tecnologia dos computadores e outros equipamentos como ferramenta de aprendizagem.

A oficina esportiva incentiva os beneficiários a manter uma convivência afetiva e efetiva em torno das práticas esportivas, remetendo a uma saúde mental e corporal, preparando-os para uma vida mais saudável.

Na oficina de música eles despertam o gosto pela música desenvolvendo a capacidade de ouvir, cantar, interpretar e brincar, além de aprender a tocar um instrumento.

A oficina de horticultura oportuniza meios para o cultivo e preservação do meio ambiente, enfatizando o cultivo da terra com hortaliças e outros.

A oficina de artesanato desenvolve as habilidades e a criatividade através da arte para a compreensão e importância que ela possibilita.

A biblioteca em ação é um projeto que proporciona um ambiente lúdico possibilitando que a criança e ao adolescente possa envolver-se e familiarizar-se com as práticas de leitura.

Além de todas essas oficinas e momentos celebrativos o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos na rotina das crianças e adolescentes fazem duas refeições diárias e cuidam da higiene pessoal, ofertando o banho e escovação, neste momento de pandemia ainda não foi possível retornar com todas as atividades da rotina, mas foi acrescido a esta rotina o uso de álcool na acolhida e durante as atividades em sala, a higienização da mãos também com água e sabão, intensificando os cuidados contra o coronavírus.