Fraternidade e Educação
CNBB lança Campanha da Fraternidade 2022.
Os festejos de carnaval se findam e já se inicia a quaresma e junto a ela a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lança a Campanha da Fraternidade, que todos os anos aborda temáticas diferentes, todas iluminadas a levar uma reflexão e mudança de vida acerca de ações concretas.
A Campanha da fraternidade deste ano (2022), tem como temática a educação, “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).
A reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.
Observando o cenário, ainda, pandêmico no mundo, a educação foi afetada com a dinâmica vivenciada. Especialmente os mais vulneráveis, no país, ficaram ainda mais fragilizados com o cenário caótico deixado pelo vírus global.
O convite da Igreja no Brasil é que a caminhada quaresmal, iniciada nesta quarta-feira de cinzas (02/03), seja de avaliação das ações, de modo direcionado ao mundo da educação.
O objetivo geral desta campanha é promover diálogos vislumbrando a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. E para que este objetivo seja alcançado as ações se norteiam pelos objetivos específicos, sendo eles:
- Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia;
- Verificar o impacto das políticas públicas na educação.
- Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.
- Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.
- Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.
- Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.
- Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.