Loading color scheme

51 anos criando caminhos de oportunidades para um novo amanhã

Na última terça-feira (16/11), o Instituto Padre Luis Cecchin celebrou internamente o aniversário de fundação, são 51 anos de missão da Obra iniciada pelo saudoso e sempre querido Pe. Luis.

          Na ocasião as crianças e adolescentes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos reunidos no auditório apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo da semana para este momento tão marcante e especial, coreografias, cordel, e paródias mostraram a trajetória de doação, amor e serviço do fundador, bem como apresentaram as atividades desempenhadas ao longo desses 51 anos de história. Foi comemorado também em clima de festa com bolo e muita alegria, contando com a presença de membros da Congregação Pobres Servos, abrilhantando ainda mais a comemoração.

O Instituto Padre Luis Cecchin fundado aos 16 de novembro de 1970 como Centro de Formação de Menores, por Pe. Luis Cecchin com a ajuda das Irmãs Franciscanas de Maristela, acolhendo inicialmente 50 crianças garantindo alimentação, estudo, lazer e afeto. O sacerdote italiano veio ao Brasil no ano de 1969 como missionário “Fidei Donum” e inconformado com o cenário de extrema pobreza, miséria e violação dos direitos faz levantamento de crianças fora da escola e expostas a diversos tipos de violência.

Com o passar dos anos o número de atendidos foi crescendo e um novo prédio foi construído com a ajuda de voluntários, hoje sede do IPLC, passando a oferece novos atendimentos como Creche e lares substitutos para crianças que vivam pelas ruas, além de iniciar oficinas com cursos de profissionalização, em 1981 inicia o curso na área de marcenaria.

Preocupado com as famílias que migravam da zona rural para a cidade e consequentemente ficavam desempregadas por não ter estudo, e com a ajuda de benfeitores foi disponibilizando mais de 100 hectares de terra para as famílias cultivarem para subsistência. Ainda foi iniciado um trabalho com as mulheres desempregadas com a lavanderia pública, para terem uma renda.

Em 2011 com o falecimento do Pe. Luis, a congregação dos Pobres Servos da Divina Providência a pedido do mesmo assume as atividades do IPLC e continua a missão com as crianças, adolescentes, jovens e famílias mais desfavorecidas de Limoeiro.

Ao longo dos anos algumas parcerias ajudaram bastante, além de benfeitores da Itália e de benfeitores locais, que fazem esta história acontecer todos os dias, especialmente a AVATeM associação composta por amigos e familiares do Pe. Luis Cecchin.

São 51 anos de história, de doação, de amor a Deus e aos mais necessitados, preferidos de Deus.

São 51 anos criando “caminhos de oportunidades para um novo amanhã.”