Formação e Espiritualidade
Quarta-feira de Cinzas e Tempo Quaresmal
Vº Campanha da Fraternidade Ecumênica
O Instituto Padre Luis Cecchin na manhã desta quarta-feira de cinzas realizou um momento de formação e espiritualidade sobre o tempo da quaresma e a V Campanha da Fraternidade Ecumênica que este ano tratará do tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” sob a luz do lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”. (Ef 2, 14a).
A Ir. Idete junto ao Setor Pastoral introduziram a importância do diálogo nesta conjuntura de ecumenismo religioso, proporam dinâmicas que envolveram os elementos para um diálogo de respeito, fraterno, de amor e paz na perspectiva do Ver, Julgar e Agir. Para isso o crescimento da capacidade de dialogar requer de cada pessoa abertura, acolhida, escuta, a capacidade de interação e o discenimento conjunto.
Mediante o cenário que acresceu na pandemia de tantas perdas e sofrimentos a campanha da Fraternidade quer promover a libertação do egoísmo, individualismo, de todas as formas de intolerância, racismo e preconceitos buscando pelo arrependimento das faltas humanas contribuir assumir novas posturas sendo pessoas mais acessíveis e aperfeiçoando o diálogo para acolher o coração do outro na perspectiva do aproximar-se, olhar-se, ouvir-se e expressar-se.
O Pe. Sander introduziu numa dinâmica descontraída e catequética a espiritualidade do tempo quaresmal, convocando à conversão, a mudança de hábitos e atitudes sob o olhar da fraternidade e comunhão com outros irmãos e irmãs no compromisso de amor, testemunhando com a própria vida que Cristo é a paz.